BOLO PRESTÍGIO Vegano sem Glútem

Bolo de Brigadeiro Vegan_proc

BOLO PRESTÍGIO VEGANO S/ GLÚTEN

Massa Base de Chocolate:​

1 ovo vegano de linhaça
30g de farinha de quinoa
15g de fécula de batata
5g de farinha de coco
40g de açúcar de coco
6g de cacau em pó
60ml de leite vegetal de sua preferência
1 col. de café de essência de baunilha
1 col. de chá de óleo de coco
1 col. de chá de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Prepare primeiro os ovos veganos misturando 1 col. de sopa rasa de farinha de linhaça com 2 col. de sopa de água morna. Reserve por 15 minutos. Enquanto isso misture a farinha de quinoa, a fécula de batata, a farinha de coco, o açúcar de coco e o cacau em pó uma vez misturados junte o leite de soja, a baunilha, o óleo de coco e o ovo vegano. Bata bem com um fouet ou bata na batedeira até misturar bem todos os ingredientes. Por fim, acrescente o fermento e misture delicadamente com o fouet fazendo movimentos de baixo para cima para aerar a massa. Acomode-a em una forma untada com óleo e cacau em pó. Leve ao forno pré aquecido por aprox. 40min. (O tempo depende muito de cada forno, fique de olho).

Montagem:

Corte a massa no sentido horizontal em 3 partes. Posicione a primeira no prato de bolo e umedeça com um pouco de leite vegetal (você deverá fazer isso em todas as camadas da massa). Deixe absorver o leite vegetal e comece a rechear. Passe primeiro uma camada generosa de nutella caseira (receita abaixo) sobre a massa e sobre a nutella coloque o beijinho de colher (receita abaixo). Repita o processo nas duas camadas de recheio e finalize com a última camada de massa. Por fim, despeje a calda de brigadeiro vegano (receita abaixo), em temperatura ambiente, sobre o bolo recheado. Enfeite como desejar!

 

Nutella Vegana:

Ingredientes:

500g de avelã torrada sem casca
100g de açúcar de coco
40g de xylitol
20 tâmaras picadas
330ml de leite de soja zero açúcar (ou outro leite vegetal de sua preferência, mas neste caso acrescente 1 col. de café de essência de baunilha)
30g de cacau em pó

Modo de Preparo:

Para Torrar as Avelãs:

Em forno com temperatura baixa (aproximadamente 130º), coloque as avelãs com casca em uma forma e torre-as. Como há variação de temperatura de forno para forno, é importante que você olhe de vez em quando até que as avelãs estejam no ponto certo (o ponto é quando estiverem levemente douradas). Não deixe torrar muito, pois pode alterar o sabor do creme. Quando as avelãs estiverem frias esfregue-as com as mãos para retirar a casca, que deve ser descartada.

Creme de Avelã:

Em um processador coloque as avelãs e processe até que fique em consistência líquida (acredite, isso irá acontecer, apenas continue processando). Retire do processador e leve ao liquidificador (que deve ser potente, já que a pasta de avelã é um pouco pesada de bater). Bata a pasta de avelã por aproximadamente 5 min. até que fique uma pasta bem homogênea. Volte a pasta para o processador. Reserve. Lave o copo do liquidificador e bata o leite de soja e as tâmaras picadas até que fique um creme totalmente homogêneo. Agora sim, acrescente este creme de tâmaras ao processador, o cacau em pó, o açúcar de côco e o xylitol. Processe até que todos os ingredientes se misturem bem e o creme esteja bem cremoso.

 

Beijinho de Colher:

Ingredientes:

100g de coco ralado
70g de xylitol em pó
200ml de leite de coco
1 colher de sobremesa cheia de amido de milho (Maizena)
4 colheres de sobremesa de água

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes, exceto o amido de milho, em uma panela, misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Dissolva o amido de milho com a água em um copo e acrescente à panela. Mexa até que chegue no ponto de beijinho.

 

Calda de Brigadeiro:

Ingredientes:

230g de açúcar de coco
40g de cacau em pó
170ml de leite de coco caseiro

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar (tem que dissolver bem os grânulos do açúcar de coco e do cacau). No começo do cozimento, vai estar bem líquido, então continue mexendo e tome cuidado para não grudar no fundo da panela. Continue cozinhando até dar o ponto DE CALDA. Se passar, irá engrossar muito.

 

Fonte: https://www.facebook.com/gulosaeintolerante/

Para mais receitas, acesse: www.facebook.com/veganoia.receitas.veganas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *